A importância da musculação para atletas amadores e profissionais – confira depoimento de atleta olímpica

Recentemente o mundo teve seus olhos voltados para as Olimpíadas de Tóquio 2020 (que acabou acontecendo em agosto de 2021, devido à pandemia de covid-19).

E o Skate ganhou destaque especial por ter sido incluído nos jogos pela primeira vez e por ter tido excelente desempenho da equipe brasileira.

Dora Varella, de 20 anos, treina na AQUASPORT e ficou em 7º lugar na modalidade “Skate Park” das Olimpíadas. Batemos um papo com a atleta, que conta a importância da musculação para seu desempenho.

1) Há quanto tempo você treina em academia?

Há 5 anos.

2) Quais atividades você costuma praticar na academia?

Eu faço a preparação física, com foco em mobilidade, musculação e funcional.

3) Para você, qual a importância de conciliar os treinos de skate com as atividades dentro da academia?

Melhora meu desempenho no skate, aumenta meu condicionamento físico, o que me proporciona conseguir treinar por mais horas, e previne lesões.

4) Como os treinos na academia contribuem para alavancar o seu preparo físico e o seu desempenho enquanto atleta?

Os treinos na AQUASPORT aumentam minha força e resistência para a prática do esporte como também evita lesões que me fariam parar de treinar.

5) Qual sua dica para pessoas que querem iniciar em diferentes esportes (como os olímpicos) com relação a não deixar de lado o preparo numa academia?

O preparo numa academia é essencial para todos que querem uma qualidade de vida melhor e mais saudável, além de ajudar na prática esportiva. O esporte é muito importante para deixar o corpo ativo, relaxar, se divertir e ainda aprender a se superar cada vez mais.

Dora Varella não dispensa a musculação.

Saiba mais sobre a musculação na AQUASPORT.

Opinião de especialistas

Quem pensa em se aventurar em modalidades esportivas mais complexas e se tornar um atleta amador, ou até mesmo um profissional, precisa estar com a saúde em dia. Fatores como alimentação, horas de sono, nível de hidratação e preparo físico são fundamentais na jornada ao pódio.

Independente da categoria esportiva, a musculação oferece vários benefícios ao atleta, dentre eles:

  • Prevenção de lesões;
  • Fortalecimento muscular;
  • Flexibilidade;
  • Melhora da capacidade cardiorrespiratória;
  • Resistência;
  • Potência.

Camilo Alves (CREF 113348 G), personal de Dora na AQUASPORT, também ressalta a importância da musculação no desempenho da atleta. “Existem diversos estudos científicos que mostram a necessidade de trabalho de força máxima e potência muscular na transferência para o gesto esportivo. Ou seja, com o treino na academia conseguimos deixar a Dora mais forte e com maior explosão do que ela conseguiria somente andando de skate”, destaca.

O personal frisa ainda outro ponto positivo da musculação e que é visado por todos atletas de alto rendimento: a prevenção de lesões. “Vamos lembrar que a lesão gera tempo parado e isso é tudo que não queremos, pois as retomadas são sempre mais difíceis e o atleta perde muito repertório, ainda mais no skate”, diz.

O fortalecimento muscular é essencial para diminuir a ocorrência de lesões, e, por isso, todos os atletas de alto rendimento dedicam horas na academia, independente da modalidade esportiva.

Mas, é claro, é preciso um acompanhamento profissional especializado, como o oferecido pela AQUASPORT. Segundo Camilo, “é necessário observar quais capacidades seu esporte exige que você melhore. Força? Potência? Resistência? Só assim é possível direcionar o treino correto”.

Para Cláudio Lemos (CREF 9781 G), coordenador da musculação da AQUASPORT, a iniciação em qualquer esporte gera choque fisiológico e neuromuscular, o que faz com que atividades de força, flexibilidade e cardiorrespiratórias sejam imprescindíveis.

Além disso, Cláudio destaca que o acompanhamento deve ser feito em equipe. “Tem que haver uma interação entre o técnico e o educador físico para que seja feita uma preparação correta, sem sobrecarga de atividades, evitando acúmulo de estresse físico, o chamado ‘overtraining'”. Geralmente, o técnico determina as metas e o educador físico a periodização do treinamento e quais as estratégias a serem utilizadas.

É claro que manter constância nos treinos é importante para que se evolua sempre e se mantenha um bom condicionamento físico. Por fim, Cláudio ressalta que o atleta é sempre avaliado mediante ao que ele faz, juntamente com o que ele precisa e o que ele consegue (são avaliadas restrições fisiológicas, metabólicas, posturais e funcionais).

Assim, o atleta consegue ter um acompanhamento diferenciado em um ambiente exclusivo como o da AQUASPORT, profissionais experientes e equipamentos de qualidade, alcançando competições de grande importância, como é o caso de Dora, ou dando o melhor de si como atleta amador no futebol do fim de semana.

A musculação é fundamental para quem quer evoluir nos esportes. Faça como a Dora e venha para a AQUASPORT! Estamos preparados para te ajudar a alcançar a sua melhor performance.

Unidade Vila Madalena
Rua Girassol, 675 Tel. 1138139173 WhatsApp 11-989784419

Unidade Vila Mariana
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 308 Tel. 59046000 WhatsApp 11-947703038

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Lei mais