AQUASPORT lança programa focado na saúde das gestantes

benefícios da atividade física durante a gravidez

É fundamental que gestantes pratiquem atividades físicas e mantenham hábitos alimentares saudáveis. Foi pensando nisso que a AQUASPORT lançou o ‘Mammy Program’, um programa focado na saúde das gestantes.

Adotar um estilo de vida ativo é recomendado para as futuras mamães, porém, é claro, sempre seguindo as orientações médicas.

E não precisa ser atleta para adotar a prática: até mesmo as mulheres que eram sedentárias podem se exercitar na gravidez. Afinal, os benefícios de se manter ativa durante a gestação são vários, dentre eles a prevenção da diabetes gestacional e da hipertensão, o fortalecimento do assoalho pélvico e o favorecimento de parto natural.

Saiba mais na entrevista abaixo, com a Cláudia Fernandes, Professora e Fisioterapeuta criadora e responsável pelos Programas Mammy e 60+ da AQUASPORT.

Atividade física e gestação

1. Quais tipos de atividades físicas gestantes podem e devem praticar?

Toda mulher sem contraindicação médica pode, e deve, praticar exercícios físicos durante a gestação, de acordo com as novas diretrizes do Colégio Canadense de Ginecologia e Obstetricia (CCOG).

As atividades mais recomendadas são as que envolvem treinos aeróbicos e de resistência, de mobilidade articular e treinos específicos para os músculos do assoalho pélvico. Então, treinamento funcional, musculação, alongamento, caminhada, ioga, pilates e hidroginástica são os mais indicados.”

 Programa para saúde das gestantes
Saiba mais sobre as modalidades esportivas disponíveis na AQUASPORT.

2. Quais atividades físicas estão proibidas ou são de alto risco para gestantes?

“Algumas atividades esportivas apresentam risco significativo durante a gravidez e são consideradas contra indicadas. Mergulho com cilindro e esportes que exijam contato físico ou perigo de queda não são indicados nesse momento.

Vale lembrar que, se você apresenta contraindicação absoluta, como por exemplo uma gestação de alto risco, somente seu médico poderá contra indicar a prática de qualquer atividade.”

3. Quais os principais benefícios das atividades físicas para as grávidas?

“O exercício físico promove inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais, como:

  • Prevenção de pré-eclâmpsia;
  • Melhora do retorno venoso, prevenindo edemas;
  • Melhora da consciência corporal e da postura, prevenindo dores na coluna;
  • Fortalecimento e melhora da mobilidade pélvica, favorecendo o parto natural;
  • Prevenção da diabetes gestacional e de hipertensão;
  • Ganho ponderal (peso) saudável;
  • Recuperação mais rápida no pós-parto;
  • Melhora na qualidade do sono
  • Prevenção da depressão pré e pós-natal.”

4. Mesmo para quem era sedentária antes da gravidez é recomendado que se inicie uma prática de esportes durante a gestação?

“Sim, pois de acordo com novos estudos, toda mulher deve ser incentivada a praticar exercícios durante essa fase, mesmo que tenha sido sedentária até então. O que vai diferenciar ela de uma mulher que já era ativa é a intensidade dos exercícios, que devem ocorrer sempre com orientação de um profissional especializado.”

5. Até quantos meses de gravidez é recomendada a prática esportiva?

“Até o dia do nascimento, pois os exercícios facilitam as posições e a consciência corporal da mulher durante o trabalho de parto.”

6. Quais esportes a AQUASPORT oferece para gestantes?

A AQUASPORT oferece uma gama de atividades físicas que a gestante pode fazer, mas hoje oferecemos um programa especializado para as grávidas chamado ‘Mammy Program’.

Tal programa foi criado com o intuito de acolher e orientar as futuras mamães nessa fase mágica da mulher. Além de oferecer um atendimento direcionado, a gestante conta com uma rede de apoio que vai desde a prática de exercícios com uma profissional que possui experiência de mais de 20 anos, até orientações de profissionais ligados à saúde mental, consultoria de amamentação, fisioterapia pélvica, doulas e saúde bucal.

natação para gestantes

7. Atividades físicas também são recomendadas no pós-parto?

Os exercícios físicos no pós-parto são essenciais para a saúde da nova mamãe. Os cuidados com o bebê e a nova rotina exigem demais da mulher, principalmente com a privação de sono e as dificuldades durante a amamentação.

Logo, assim que seu médico liberar, procure um profissional especializado, pois o pós-parto também exige cuidados mais específicos, principalmente se você apresentar uma diástase, a abertura da musculatura do abdômen durante a gestação.”

8. Gostaria de acrescentar algo?

“Toda mulher deve ser incentivada a praticar exercícios físicos desde quando descobre que está grávida.

Então, assim que você estiver liberada pelo seu médico, agende sua aula e venha nos conhecer. A sua saúde e a do seu bebê agradecem!”

Saúde emocional das gestantes

As aulas do ‘Mammy Program’ proporcionam mais do que saúde física para as gestantes, mas também saúde emocional e mental. Afinal, o convívio com outras gestantes é acolhedor e faz com que dúvidas e medos sejam trabalhados e vivenciados durante as aulas.

Além disso, muitas mamães aproveitam para convidar toda a família para se exercitar e participar desse momento especial.

 Programa para saúde das gestantes

Na AQUASPORT as gestantes contam com acompanhamento profissional capacitado e pronto para estimular e oferecer atividades físicas seguras.

Venha fazer uma aula experimental e convide parentes e amigos. A família AQUASPORT está sempre pronta para cuidar da sua!

Unidade Vila Mariana
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 308 Tel. 59046000  WhatsApp 11-947703038

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Lei mais