Aumente a sua imunidade com apenas 30 minutos de treino

0Shares

Lidar com o coronavírus não tem sido um desafio fácil, mas algumas alternativas nos mostram que há caminhos para evitar casos mais graves da doença. Segundo estudos da Kaiser Permanente, publicado no British Journal of Sports Medicine, um desses caminhos é a prática regular de atividades físicas.

O estudo analisou quase 50 mil adultos com Covid-19 e os resultados mostraram que pessoas que realizaram pelo menos 22 minutos por dia de atividade física moderada ou intensa são as que menos têm registros de hospitalização, admissão em UTI e ou morte devido à Covid-19.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) defende essa prática diária de exercícios, se baseando em pesquisas que dizem que a atividade física é capaz de aumentar a função imunológica e reduzir a inflamação sistêmica, aumentar a saúde pulmonar, cardiovascular e melhorar a saúde mental. 

Dessa forma, sair do sedentarismo é a melhor opção para evitar não apenas o agravamento em casos de contaminação pelo coronavírus, como também muitas outras doenças sérias, como a depressão. Poucos minutos de atividade física regular possuem alto poder contra a depressão, auxiliando positivamente no seu tratamento e prevenção, é o que aponta estudo publicado na revista americana Molecular Biology. Segundo a pesquisa, 15 minutos de atividade aeróbica ou de resistência já trazem bons benefícios.

Para te ajudar a iniciar a jornada em busca de uma vida muito mais saudável e mandar o sedentarismo para longe, entrevistamos o Ricardo Bodra, professor da Aquasport. Ele dá dicas valiosas de como introduzir os exercícios na rotina, mostrando como é possível se exercitar com apenas 30 minutinhos diários. Confira:

Que tipos de exercícios podemos fazer na academia com apenas 30 minutos?
“Se a pessoa não tiver restrições médicas, é possível fazer de tudo na academia, de acordo com o objetivo (como força, hipertrofia, metabólico, emagrecimento, entre outros). O professor saberá montar a ficha, provavelmente escolhendo exercícios que sejam realizados no mesmo aparelho/espaço ou o mais próximo possível. Assim, é possível ganhar tempo. Além disso, ao invés de fazer vários exercícios com poucas séries, é melhor fazer menos exercícios com um maior número de séries. Dependendo do objetivo, usar o descanso ativo também é uma boa opção. Ah! Vale lembrar que é importante não pular etapas, como o aquecimento”. 

Como o professor pode ajudar pessoas com a rotina apertada a adotarem os exercícios físicos e sair do sedentarismo?  
“Com bom planejamento individual e específico para o objetivo da pessoa. Em outras palavras, o professor ajudará a otimizar o tempo, propondo exercícios com maior intensidade de acordo com a aptidão física do aluno”.

Apenas 30 minutos realmente são suficientes para tirar alguém do sedentarismo e/ou alcançar bons resultados? 
“Com certeza! Nos dois casos, o mais importante será a constância, ou seja, transformar essa atividade em rotina, tanto para quem é sedentário quanto para quem quer ver alguma melhora em sua performance. Mas, é imprescindível respeitar os limites do corpo para não ter nenhum regresso. Além disso, a pessoa deve ter cuidado com a saúde como um todo: treinar constantemente, manter uma boa alimentação, ter o acompanhamento de profissionais capacitados, ter boas noites de sono etc.”

A Aquasport está tomando algum cuidado especial com relação à pandemia (além daqueles básicos que todos já adotam)?
“Confesso que fiquei surpreso e orgulhoso pelo tamanho da dedicação e preocupação em deixar o ambiente o mais seguro possível e sem influenciar na qualidade dos treinos. Alguns pontos a serem destacados são: a pulverização e higienização feita pela academia, a ampla disponibilização de produtos de limpeza, álcool em gel, lavatórios etc. Também nos preocupamos em manter um espaço seguro entre os equipamentos e os alunos, dando tranquilidade para fazer os exercícios. Isso faz com que todos se sintam seguros”. 

Além das aulas de musculação, a Aquasport oferece uma série de outras atividades que também podem ser realizadas num curto período de tempo. As aulas de alongamento e bike hiit são dois exemplos. 

Ficou interessado em sair hoje mesmo do sedentarismo e garantir uma vida mais saudável? Conte com o apoio dos nossos profissionais qualificados e de um local realmente seguro. Comece agora e agende a sua aula!

Para mais informações, entre em contato conosco:

Unidade Vila Mariana: 5904-6000 / WhatsApp:  97748-6820 / contato@aquasport.com.br

Unidade Vila Madalena: 3813-9173 / 3812-3637 / WhatsApp: 98978-4419 / vlmadalena@aquasport.com.br

Fontes: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/04/15/atividade-fisica-regular-diminui-riscos-de-covid-grave
https://veja.abril.com.br/saude/estudo-confirma-papel-da-atividade-fisica-regular-contra-a-depressao/
Instagram: @ricardobodra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.