Conheça os benefícios da cerveja

0Shares

Quem disse que precisa abrir mão da cervejinha para ter uma vida fitness e saudável?Ao contrário do que muitos acreditam, a cerveja tomada com moderação traz diversos efeitos positivos para o organismo. Confira neste post os motivos para beber sua gelada sem culpa!

Os inúmeros benefícios da cerveja

 A cerveja possui uma série de substâncias com muitas propriedades benéficas, entre elas temos os compostos fenólicos, que possuem atividades antiinflamatórias, a vitamina B6, B12, ácido fólico, magnésio, alguns antioxidantes e por aí vai. Veja algumas das melhorias que a cerveja é capaz de proporcionar abaixo:

  • Diminui as chances de diabetes;
  • Combate o estresse;
  • Rins mais saudáveis;
  • Ajuda a acabar com a gripe;
  • Auxilia no tratamento de artrite;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Menos chances de problemas de pressão alta;
  • Redução de 25 a 40% do risco em doenças cardiovasculares.

Aliada contra o Alzheimer

Uma das grandes descobertas sobre os benefícios da cerveja está em um estudo feito na Finlândia, ao qual revelou que cérebro de quem bebia cerveja, sem exageros, tinha menos chances de desenvolver Alzheimer.  O motivo é que a bebida diminui o acúmulo das estruturas que causam os sintomas da doença.  O risco de adquirir uma doença mental consumindo a bebida é reduzido em 20% para ser mais preciso.

Durante as pesquisas, foi analisado o cérebro de 125 homens entre 35 a 70 anos, que morreram em Helsinki. Com isso, foi constatado que aqueles homens que tinham o hábito de beber cerveja continham uma concentração de placas beta-amilóides menores comparados aos que não bebiam.  O mais interessante é que esse benefício é exclusivo da cevada, pois os indivíduos que consumiam vinho ou destilados não apresentaram redução do acúmulo dessa proteína.

Os cientistas ainda não conseguem explicar como a cerveja está conectada a menores acúmulos de placas beta-amilóides, porém sabem que todas as explicações para os sintomas dessa patologia estão relacionados ao aumento das placas.

Você sabia?

Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

A cerveja pode ser utilizada na recuperação muscular dos atletas após os exercícios. Segundos resultados do pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, a cerveja é uma alternativa de hidratação após a prática de exercícios quando ingerida em quantidade moderada. Ou seja, consumir a bebida seria a mesma coisa que tomar água para as pessoas que não possuem contraindicação médica – o estudo consistiu na medição da reação do corpo no consumo de água e cerveja após a realização de esforço físico intenso.

Graças aos lúpulos, que são utilizados na produção de cerveja, a cerveja também é  considerada uma ótima aliada ao combate da insônia

Dica: Ao consumir a cerveja com outros alimentos, seus nutrientes são absorvidos com mais facilidade. O ácido fólico, por exemplo, ajuda a regularizar os níveis de colesterol ruim, consequentemente melhora o colesterol bom.

Afinal, cerveja dá barriga?

Será que a bebida é realmente responsável pela famosa barriga? Mito ou verdade?

De acordo com estudos não há nada na cerveja que cause gordura abdominal, pois são as calorias do álcool que engordam.

Por essa razão, quando são tomadas no máximo duas long necks por dia, não há indícios de aumento nessa região. Inclusive, a Scientific Review apontou a cerveja como a menos calórica em relação a outras bebidas como vinho e até mesmo o suco de laranja. Conclusão: cerveja dar barriga é mito, pois não é a cerveja que engordar e, sim, o excesso de álcool.

Falando em excesso, o consumo recomendado é de 1 long neck para as mulheres e 2 para homens.

Leia também: Técnico do Chelsea incentiva que jogadores tomem cerveja após partidas.

Neste artigo vimos que a cerveja além de ser prazerosa entre a roda de amigos, proporciona melhorias na saúde e previne doenças tão temidas como o Alzheimer. Por isso, se não excedermos a quantidade indicada e, é claro, não existindo restrições médicas, a favorita dos brasileiros está mais que liberada. Na AQUASPORT temos o privilégio de ter em nosso time a personal trainer e sommelier de cerveja Tayla Ferreira (@personal_tayla_ferreira), que dá várias dicas sobre amada cervejinha para seus alunos. Você pode acompanhá-la também pelo blog @fitbeers.

Gostou? Não deixe de curtir nossa fan page Aquasport_academia e nos seguir Instagram @aquasport_academia. Sempre tem informações úteis para seu dia sendo publicadas em nossos canais. 😉

Fontes :

https://bit.ly/2AN2LgS

https://bit.ly/35a9IXl

https://bit.ly/31TN0kg

https://bit.ly/2U48Sd0

https://glo.bo/1GiYTP4

https://bit.ly/30JSXik

One Comment on “Conheça os benefícios da cerveja”

  1. Cervejinha deve e amigos sempre
    Eu não tenho restrição médica
    E falo com seguro sul-americana sempre e ainda mais meus médico dr . Cintra e dr. Hélio Alexandre e ainda o Ricardo e Ana Rainha ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.