Por que a musculação ajuda na natação?

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Os nadadores de alta performance, não são aqueles que passam a maior parte do tempo na piscina, mas, sim, os que se dedicam  fora dela,  numa academia, por exemplo. Isso mesmo! A musculação ajuda na natação e faz toda diferença no condicionamento e musculatura do atleta. Saiba mais neste artigo que preparamos para você.

Os benefícios da musculação na natação

 Quem faz natação pode considerar a musculação como um potencializador dos resultados obtidos na água.

 Ela pode entrar como complemento na prática de exercícios de um determinado grupo de músculos que são menos trabalhados ou reforçar os que já são exercitados, adquirindo mais resultados. Mas, em ambos, o praticante adquire outros benefícios como, equilíbrio, coordenação e hipertrofia muscular.

Em todo caso, é importante saber qual é o perfil do nadador para adequar a musculação a sua realidade.

Quer mais resistência cardiovascular? Adquirir um nado crawl ou de peito mais assertivo?  Deseja mais força e agilidade? A musculação é a resposta.

No entanto, é necessária sempre uma análise das condições musculares e metabólicas do indivíduo para ajustar suas reais necessidades aos treinos e programá-los para que o organismo corresponda positivamente aos estímulos.

De forma resumida, podemos dizer que os principais benefícios são:

  • Aprimoramento do desempenho do nadador nos treinos;
  • Mais eficiência de nado, braçadas mais precisas;
  • Melhoria na velocidade e frequência das braçadas. Seja você um velocista ou fundista;
  • Ajudar a prevenir lesões.

“Para tornar seu nado mais eficiente e longe de lesões, você precisa de 3 elementos fundamentais, independente de você ser um atleta de performance ou amador, aumento de força, uma boa estabilidade e de suas articulações, principalmente da cintura escapular ( formada pela escápula e a clavícula) e da articulação glenoumeral( “ombro”). E é aqui onde um bom treino físico irá te ajudar, podendo ser realizado muitas vezes na sala de musculação, com a orientação de um profissional da área. – diz Juliana Bellini, educadora física.

Ela também falou para gente um pouquinho sobre os principais exercícios da musculação que ajudam os atletas na natação:

“Primeiro comece melhorando sua eficiência motora e articular. Nos treinos de natação, dê bastante atenção aos exercícios educativos, focando em uma boa técnica de nado. No treino físico na musculação comece um trabalho de mobilidade e estabilidade, principalmente da cintura escapular, manguito rotador, região que é muito solicitada e exigida durante os treinos. “

“Depois comece um trabalho para melhorar sua força, temos que pensar em exercícios multiarticulares, pois, a natação é um esporte com muitos grupos musculares envolvidos. Os exercícios que te darão uma boa base de movimentos são: agachamento, levantamento terra, supino e puxadas, além do fortalecimento do complexo do core (conjunto de músculos das regiões abdômen, lombar, pelves e quadril) e seus músculos estabilizadores como o glúteo, que são importantíssimos.” – reforça Juliana.

Que a natação é um esporte completo, todos nós já tínhamos uma ideia, mas neste artigo vimos que para quem pratica esse esporte, alguns complementos como a musculação traz maior eficiência e ajuda na prevenção de lesões dos praticantes, entre outros benefícios.

A Aquasport é uma academia com infraestrutura completa que além de oferecer aos nadadores excelentes aulas dentro da piscina, com professores altamente capacitados, também disponibiliza de equipamentos de alto nível no setor de musculação, com treinamentos físicos potentes.

Aqui você pode contar com suporte total para avançar cada vez mais nos treinos e se surpreenderá com os resultados.

Acesse o site, ligue através do telefone (11) 5904-6000 ou envie um e-mail para contato@aquasport.com.br e tire todas as suas dúvidas.

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