Exercícios e alimentação saudável: aliados na prevenção e tratamento da diabetes

Segundo o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), a melhor forma de prevenir o diabetes e diversas outras doenças, é manter hábitos saudáveis.

Veja os principais benefícios da atividade física para diabéticos e pré-diabéticos:
-Estimula a produção de insulina;
-Previne doenças associadas, como alterações na retina, nos vasos sanguíneos, nervos, rins e coração;
-Reduz a gordura ao redor dos órgãos;
-Melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos;
-Ajuda no controle do peso corporal, diminuindo o percentual de gordura e aumentando a massa magra;
-Fortalece a musculatura do corpo;
-Alivia o estresse.

Além da prática de exercícios físicos, é recomendado:
-Comer diariamente verduras, legumes e frutas;
-Reduzir o consumo de carboidratos,` sal, açúcar e gorduras;
-Parar de fumar;
-Manter o peso controlado.

A pré-diabetes e a diabetes

17 milhões: essa é a quantidade de diabéticos no Brasil. Para se ter uma ideia, seria o equivalente à população total da Holanda. A situação fica ainda pior visto que metade desconhece ter a enfermidade e calcula-se que cerca de 40 milhões sejam pré-diabéticos.

O mundo sofre uma epidemia global segundo os especialistas, com um total de meio bilhão de diabéticos.

Tais dados são preocupantes e ressaltam a necessidade de se ficar atento à saúde, evitando fatores de risco e observando sintomas.

Aliás, é na chamada pré-diabetes (o estágio que antecede a diabetes tipo 2) que os sinais da doença crônica começam a se manifestar. Se o paciente for diagnosticado a tempo, o quadro pode ser revertido.

Porém, segundo levantamento do Ibope, solicitado pela empresa farmacêutica Merck, 42% dos brasileiros não sabem o que é a pré-diabetes. Isso significa que muitas pessoas negligenciam os sintomas da enfermidade por falta de conhecimento, o que pode acarretar consequências mais graves.

Recomenda-se então ficar atento aos principais sintomas da diabetes:
-Cansaço;
-Sede excessiva;
-Fome frequente;
-Perda de peso;
-Visão embaçada;
-Infecções frequentes;
-Dificuldade de cicatrização;
-Mau hálito;
-Vontade de urinar com frequência.

A diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão relacionadas ao estilo de vida. Por isso, manter-se no peso ideal é a melhor maneira de evitá-los. Para não desenvolver a doença na gravidez, estabelecer uma dieta equilibrada e realizar exames de pré-natal são de extrema importância.

Vale ressaltar que, atualmente, não existe intervenção eficaz e segura para prevenir o diabetes tipo 1. Na verdade, os gatilhos para o desenvolvimento dessa doença autoimune ainda não são totalmente conhecidos pela medicina.

Porém, segundo a International Diabetes Federation (Federação Internacional de Diabetes), praticar atividade física regularmente é essencial para ajudar a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Se o treino tiver uma combinação de exercícios aeróbicos e de resistência, o resultado é ainda melhor.

Além disso, uma pesquisa publicada pela American Diabetes Association realizada com indivíduos com pré-diabetes mostrou que a intervenção com atividades físicas reduziu em 46% o risco de diabetes tipo 2 e a alimentação saudável, por si só, foi associada a uma redução de 31% do risco.

Permanecer ativo é fundamental para quem quer ter uma vida saudável e combater esta e outras doenças.

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Estamos preparados para te ajudar a manter a saúde em dia, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar.

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FONTES

http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/diabetes

https://www.idf.org/aboutdiabetes/type-2-diabetes.html
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9096977/

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