Ironman, um sonho a ser conquistado

0Shares

Nadar, pedalar e correr grandes distâncias no mesmo dia e na mesma prova, esse é o Ironman, uma competição que faz os olhos de atletas do mundo todo brilhar, motivando-os a treinos intensos e desafiadores para cruzar a linha de chegada.

 Você sabe como surgiu o Ironman?

O Ironman surgiu numa discussão sobre qual esporte seria mais desafiador: natação, ciclismo ou corrida e como não ouve consenso, John Collins, comandante da marinha americana, decidiu criar uma prova que incluía as três modalidades. A partir disso, em 1978, em Honolulu, no Havaí, aconteceu a primeira edição da competição.

O primeiro homem de ferro foi o americano Gordon Haller, que era um taxista da região. Haller, entre os 15 participantes, completou a prova em 11horas, 46 minutos e 58 segundos.

Imagem dos primeiros participantes do Ironman

Como é a competição?

A competição conta com mais de 150 provas que são distribuídas pelos cinco continentes e 5 delas acontecem no Brasil, sendo 4 de 70.3 (meio Ironman) e 1 prova de Ironman full, a qual dá vaga para o mundial do Havaí.

Os desafios dos atletas são:

1º – Nadar 3.800 metros;

2º- Pedalar 180 quilômetros;

3º- Finalizar o triátlon com uma maratona de 42.195 metros.

Para serem considerados oficialmente ‘finishers’ – forma como os atletas que cruzam a linha de chegada antes do tempo estipulado são chamados– os competidores devem completar o percurso traçado em menos de 17 horas.  

Ironman Brasil 2019:

O Brasil, como já se esperava ficou com grande parte das vagas do Ironman Florianópolis para o IRONMAN World Championship 2019 e um dos destaques foi Amilcar Altemani, que é um aluno da Aquasport.

A participação de Almicar na competição rendeu a 1ª colocação na categoria no ranking brasileiro de IRONMAN e o 18º lugar no ranking mundial. O atleta mostrou como dedicação e esforços podem quebrar barreiras e resultar em conquistas memoráveis.

Amilcar conta que sua paixão pelo Ironman teve início em 1988. Ao assistir a entrevista da Fernanda Keller no Globo Esporte ele se fascinou com as distâncias da prova e pensou: “vou fazer essa prova um dia”.

Isso aconteceu quando o atleta tinha começado no triathlon e fazia provas curtas, passando a competir com frequência até o ano de 1992, quando teve um overtrainng sério e precisou parar tudo.

Retornou em 1999 para a Maratona de New York e participou de várias meias maratonas pelo mundo, mas seu primeiro Ironman mesmo só foi acontecer em 2002, em Florianópolis.

Com a chegada dos filhos, o competidor passou mais alguns anos afastado das competições até o seu retorno, em 2013, no Ironman da Flórida e de lá pra cá não parou mais.

Foram 2 Irons completo na Flórida, 1 em Mar Del Plata e 3 em Florianópolis, além de vários ½ Ironman, cujas distâncias são pela metade.Confira a entrevista na íntegra:

Aquasport: Quais foram os principais desafios que você enfrentou antes e durante o Ironman?

Amilcar: Meu maior desafio aconteceu no Ironman de Florianópolis deste ano, quando fui o campeão da categoria e conquistei a vaga para disputar o Mundial em Kona no Hawaii, que acontecerá agora no próximo dia 12 de outubro. Como eu precisava correr contra o relógio para conciliar os treinos e o trabalho além de ter que cuidar dos meus 2 filhos  que são pequenos e moram comigo (sou divorciado), o tempo foi o mais desafiador para mim.

Você pode treinar menos se o seu intuito for apenas o de completar a prova, mas quando sua meta é ganhar a prova, a história é outra. Só havia uma vaga para o Mundial entre mais de 50 participantes na minha categoria, ou seja, eu só tinha uma opção, ganhar ou ganhar.

Durante a prova o mais difícil foi me manter focado dentro do plano que meu técnico prescreveu e fazer a maratona no final de forma consistente, abaixo de 4 horas (fiz em 3h49’), especialmente porque em fevereiro eu havia caído da bicicleta numa competição de ciclismo e fraturei o quadril. Foram mais de 2 meses sem poder correr, só treinando as outras disciplinas e apenas 40 dias antes da prova consegui começar a trotar.

Aquasport: Como conseguiu ultrapassar os obstáculos?

Amilcar: Sou muito focado e determinado e costumo fazer tudo de forma metódica, jamais mato treinos e, acima de tudo, amo estes esportes, ou seja, faço com prazer, apesar das horas e horas de treinos. Por isso, eu sabia que o esforço um dia seria recompensado.

Aquasport: Qual das modalidades exigiu mais esforço de você: ciclismo, natação ou corrida?

Amilcar: A prova de corrida me exigiu muito esforço, principalmente mental. Apenas 40 dias de treino de corrida não era suficiente para correr uma maratona depois de mais de 6 horas de prova, então eu precisei ser muito forte mentalmente para superar o cansaço e a vontade de parar.

Aquasport: Como foi sua rotina de preparação para a competição?

Amilcar: O período de treinamento para um Ironman começa especificamente 3 meses antes da prova, lógico que neste momento você já deve estar muito bem fisicamente, pois é  apenas o início da parte mais dura, com volumes enormes.

Treino neste período 2 vezes ao dia, as vezes  até mesmo 3. Faço treinos de 2 a 2h30’ nos dias de semana e nos finais de semana chego a realizar treinos de até 9 horas, são os chamados “Big Days”, quando chego a nadar 4.800 metros, pedalar 190 km e correr 18 km, normalmente aos sábados, sendo que no dia seguinte (domingo) sempre há uma corrida de mais de 30 km. Nas segundas são mais de 2 horas de treino para recomeçar a semana.

Os treinos são bastante exaustivos, preciso admitir, por isso essa programação demanda muito preparo mental a fim de aguentar a rotina, além do físico, é claro.

Aquasport: Qual a melhor sensação que o Ironman te proporcionou e a mais desagradável?

Amilcar: Completar um Ironman sempre é maravilhoso, mas a melhor sensação neste ano foi cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e depois assistir ao vídeo dos últimos 500 metros da prova, Isso me faz chorar até hoje de emoção e pensar nos muitos anos sonhando com esse momento, algo quase inatingível, mas não impossível, que agora é realidade. Aliás, combina perfeitamente com o refrão das provas de Ironman: “ANYTHING IS IMPOSSÍBLE”.

Aquasport: Você acha que a academia fez diferença nos seus treinos? Por quê?

Amilcar: Sim, faz muita diferença, inclusive, passou a ser uma parceira mega importante. Faço os treinos de natação às 2ªs, 4ªs e 6ªs na hora do almoço e quando preciso, a academia me permite que eu passe mais de 1 hora na piscina. A água está sempre na temperatura ideal, sem contar que quando há a necessidade de algum treino específico de musculação e corrida tenho todas as opções de aparelhos que preciso, além de excelentes esteiras. Outro ponto positivo é que tenho muitos amigos lá que me motivam.

Aquasport: Você tem algum conselho para dar para quem deseja participar das próximas edições?

“Step by step”, eu diria. Uma prova de Ironman pode ser um sonho ou um pesadelo. Mesmo que você já esteja bem preparado é certeza que irá sofrer, caso, não, esteja, provavelmente, ficará traumatizado.

Então, primeiramente, comece a fazer o triathlon pelas provas mais curtas, no mínimo 1 ano de experiência; depois, se você tiver facilidade em todas as modalidades, passe a fazer provas mais longas. Porém, um Ironman exige uma experiência física e mental de no mínimo 3 anos de competições.

Foto publicada no Instagram do @micaaltemani

Mais dicas para participar do Ironman:

Seja atleta amador ou profissional, qualquer pessoa pode participar contanto que tenha aval médico. Os interessados precisam fazer uma bateria de exames para garantir que eles estão aptos para a prova. Após os resultados serem aprovados, o próximo passo é que cada competidor monte seu programa de treino, estipule metas progressivamente e crie uma rotina disciplinada que seja funcional e se encaixe bem com as demais tarefas do seu dia a dia.

Também é importante uma dieta alimentar especial, prescrita por um nutricionista. E não pode se esquecer de policiar o sono, respeitando sempre o tempo certo de descanso.

Curiosidades:

  • O Ironman é considerado a maior prova de triátlon de longa distância do mundo.
  • Em 1979, ano seguinte da estréia do Ironman, a quantidade de atletas triplicou, foram quase 50 atletas. Já em 1980 passou para 200 competidores e assim foi crescendo, ano após ano, ganhando mais fama até que passou para outras cidades e países formando um circuito.
  • No Brasil a competição começou em 1998 e até 2000 acontecia em Porto Seguro, na Bahia, depois migrou para Florianópolis, no estado Santa Catarina. E da mesma forma como acontece nos demais países, os números de atletas brasileiros inscritos só aumentam a cada edição.
  • O recorde masculino em provas oficiais Ironman é do belga Marino Vanhoenacker, que conquistou o Ironman da Áustria em 2011 com o tempo de 7h45.
  • O recorde feminino foi da britânica Chrissie Wellington, garantido no Ironman África do Sul, também em 2011, seu tempo foi de 8h33.

Como vimos o Ironman é uma competição que exige alto nível de comprometimento dos atletas. E não existe atleta mais focado em desempenho e dedicação aos treinos como aquele que está se preparando para o grande dia.

 Com toda certeza o Ironman é uma experiência única para quem vive essa realidade antes, durante e após a realização da competição. Sabendo disso, é bom, durante a jornada, poder contar com o suporte de uma academia como a Aquasport, que oferece infraestrutura completa, professores e personais prontificados a aperfeiçoar os treinos.

Entre já em contato e marque uma visita!

Não se esqueça de acompanhar a Aquasport no Facebook Aquasport_academia e no Instagram @aquasport_academia, assim você não perde nenhuma novidade.

Fontes:

http://www.espn.com.br/video/511070_da-brincadeira-ao-desafio-conheca-a-historia-do-ironman

https://www.terra.com.br/esportes/lance/ironman-brasil-2019-prova-tera-elite-e-legiao-de-atletas-em-florianopolis,8e19bbcfc99e8c8dc3dd65cbfd96c22fgrycvzvu.html?zanpid=2609961564077749248

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2014/06/saiba-tudo-o-que-voce-precisa-fazer-para-se-tornar-um-homem-de-ferro.html

https://www.ativo.com/experts/ironman-um-desafio-perfeitamente-humano-2/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.