Saiba como aproveitar o Carnaval com o corpo e a saúde ok

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O Carnaval está chegando para a turma que capricha nas fantasias e adora curtir a folia e para aqueles que querem recarregar suas energias no sossego do seu lar. Mas, independentemente da vibe, é preciso tomar certos cuidados para não comprometer a saúde e nem perder o pique.

Pensando nisso, perguntamos para a nutricionista Priscila Peixoto e a personaltrainerTyka Gomes, aqui da AQUASPORT, como aproveitar a folia sem se descuidar do corpo ou abandonar os treinos. Confira as respostas.



Para quem frequenta a academia é necessário manter o ritmo dos treinos ou só cuidar da alimentação está valendo durante o Carnaval?

Vale muito a pena manter os treinos nessa época do ano, mesmo que eles sejam mais leves, e não descuidar da alimentação faz toda diferença.

Quais exercícios você indica para as pessoas que querem treinar?

Como os bons foliões de rua  fazem caminhada, sobem e descem ladeiras, pulando e dançando para  acompanhar os blocos, é importante que eles estejam com o corpo resistente, especialmente os membros inferiores. Mas, a dica de ouro aqui é: não se esquecer dos tornozelos. Os exercícios para a panturrilha (“batata da perna”) e tibial (musculatura da canela) são fundamentais para quem quer curtir todos os dias de folia.

Também podem fazer exercícios como os agachamentos, flexões de braço, pontes, pranchas e abdominais, utilizando o próprio peso corporal para manter a musculatura.

E aqueles que não irão a academia e nem para as ruas festejar?

Aos que optaram por passar os dias longe da farra, a prática de atividades físicas, como uma boa caminhada ou corridas, são boas sugestões de treinos.

Quais alimentos ajudam a manter o pique nos dias de folia? E quais evitam a ressaca?

Açaí, suco de laranja com beterraba, massas ao molho sugo, são bons exemplos de alimentos que trazem energia, de fácil digestão e leves. Já para evitar a ressaca, deve-se consumir alimentos que são fontes de carboidratos: massas, tubérculos (batata, inhame, cará, mandioca, etc.), e não deixar de lado a hidratação, ingerindo água, água de coco ou sucos (melancia, melão, maracujá, acerola, morango e frutas vermelhas, entre outros) e bebidas alcoólicas com moderação.

O que fazer se surgir aquelas dores nas pernas e nos pés depois dos blocos?

Nesses casos é melhor fazer uma massagem gelada. Antes de ir para o bloco coloque uma garrafa de água no freezer e quando voltar para casa,  utilize- a para massagear as pernas e as plantas dos pés, fazendo movimentos contínuos suaves, percorrendo toda a musculatura, como se fosse um rolo de macarrão mesmo, sabe?

Como vimos, mesmo faltando poucas semanas para o Carnaval, é possível foliar com uma pegada mais fitness, mas sem exageros. Afinal, o imediatismo de querer “resolver” tudo de uma vez pode te deixar indisposto, com dores musculares ou a resistência baixa –suscetível a resfriados, mal-estar, entre outros.

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O ideal é que você treine normalmente para manter o tônus muscular que já havia conquistado. Mas, caso se empolgue e force um pouco mais do que deveria, permita-se descansar, compensando a falta no treino estando o mais ativo possível durante o feriado. E se tiver a oportunidade, não deixe de conversar com o seu professor e montar um programa de treino específico para você.

Está valendo pular, dançar, fazer alongamentos, exercícios com o peso do seu corpo ou acessórios, só não vale ficar parado!

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