Descubra como se alimentar no pré e pós-treino de forma assertiva

Sabemos que para ter o corpo desejado e a saúde em dia, é preciso fazer atividades físicas frequentemente e ter hábitos de vida saudáveis. Mas, isso não significa que apenas um treino bem executado irá garantir os resultados almejados. Cuidar da alimentação antes e depois das atividades físicas também é fundamental. Por isso, batemos um papo com a nutricionista Priscila Peixoto, que tirou dúvidas bastante comuns. Continue lendo e boa leitura!

Aquasport: Há variação nos alimentos que devem ser consumidos por diferentes perfis de pessoas na academia? Exemplo: Adolescentes, obesos e idosos?
PP:Sim, há variação porque cada um necessita de um aporte calórico por conta da idade, modalidade e intensidade de treino.  O mais indicado é conversar com um nutricionista para estabelecer quais hábitos alimentares cada pessoa precisa seguir para complementar o resultado de seus treinos.

A: Quais alimentos parecem saudáveis, mas na verdade não são?
PP:Barrinha de cereal (temos que ter cuidado com sua composição); iogurte (a maioria são açucarados e cheio de conservantes ); bolachas que dizem ser fit (ricas em farinha branca, açúcar e conservantes ); águas aromatizadas (que na verdadesão refrigerantes, com adoçantes e conservantes em sua composição) são exemplos de alimentos que devemos evitar.

A: Quanto tempo antes do treino é recomendado fazer a refeição pré-treino?

PP:No mínimo 30 minutos antes. No entanto, o ideal mesmo é se alimentar horas antes. Isto garante que o alimento se transforme em energia disponível para o treino.

A: Quais alimentos são indicados para consumirmos antes dos treinos?

PP:Batata doce, pão integral, pasta de amendoim, sucos naturais, tapioca, frutas secas, entre outros.

No caso das frutas, quando for pré-treino, o indicado é consumir banana, melancia, mamão, açaí, etc.Após o treino, boas opções são laranja, morango, mirtilo, framboesa, melão e melancia.

A: Quais alimentos devem ser evitados antes e depois do treino?
PP:Antes do treino não é recomendado leite e bebidas lácteas por serem de difícil digestão. Após o treino, evite consumir somente carboidrato e gorduras. O ideal é sempre consumir fontes de proteína após as atividades.

A: Água ou isotônico? Qual é a melhor opção para se hidratar durante o treino?

PP:Se o treino for leve e com até 1h de duração, o recomendado é consumir água. Se o treino for de curta duração, mas com ritmo intenso, o isotônico é o mais indicado. Agora, para treinos acima de 1 hora, sempre intercale o isotônico com a água.

A: Depois do término do treino, em quanto tempo devemos nos alimentar para garantir que o organismo se recupere?

PP:Depende do objetivo. Para hipertrofia,o ideal é logo após o fim do treino, e para perda de gordura, o indicado é consumir o alimento entre 30 a 60 minutos após o treino, pois assim é possível manter o gasto energético.

A: Quais alimentos são mais indicados para se recuperar de um treino?

PP:Água, chá de gengibre, castanhas, fontes de proteína como frango, carne, peixes, lácteos (queijos, iogurtes e derivados), wheyprotein (se necessário).

A: O wheyprotein funciona mesmo? Todo mundo pode consumi-lo?

PP: Sim, wheyprotein é excelente fonte de proteína para quem não consegue consumir a quantidade de proteína necessária ou pela praticidade de consumo. Mas, não é todo mundo que pode consumi-lo, o ideal é somente com indicação do nutricionista ou médico. E quando liberado, o consumo antes ou após o treino varia de acordo com a rotina e objetivo de cada um.

Seja para quem está começando as atividades físicas ou para quem já treina há bastante tempo, comer adequadamente antes dos treinos, garante que o corpo tenha disposição para enfrentar uma rotina de treinos, que exige bastante energia e esforço . Da mesma forma, saber o que vai saborear após os treinos contribui para a recuperação do corpo.

Por isso, nada de começar qualquer atividade física em jejum de muitas horas. E como vimos nas dicas que a Priscila passou para gente, é possível fazer alimentações balanceadas, saborosas e principalmente com muito valor agregado. Dessa forma, nosso corpo absorverá os resultados dos treinos, além dese recuperar da maneira correta.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Lei mais