Quem se lembra dos ensinamentos do Mestre Miyagi no filme Karatê Kid? A arte marcial ganha espaço no esporte brasileiro cada dia mais e representa força, perseverança e sabedoria, estando presente na cultura popular.
Ao ser praticada desde a infância, pode marcar positivamente a vida da criança, deixando boas influências que durarão pelo resto da vida: foco, disciplina, parceria, superação, saúde, condicionamento físico, prevenção de obesidade, e incentivo aos esportes.
Saiba mais sobre as artes marciais para crianças!
JUDÔ: aprendizados para a vida
O judô é um dos queridinhos das crianças, pois é muito mais que apenas um tipo de arte marcial: é um esporte que une companheirismo, respeito pelos demais e diversão.
Essa arte marcial japonesa tem como objetivo levar o oponente à queda. Logo, um dos pontos chaves do judô é saber cair corretamente, o que irá prevenir que a criança se lesione no tatame mas também fora dele.
O judô propicia ao seu praticante os seguintes benefícios:
- Desenvolvimento de habilidade motoras;
- Força física;
- Equilíbrio;
- Maior consciência corporal;
- Tolerância e autocontrole;
- Trabalha o pensamento tático e estratégico.
JIU-JÍTSU: benefícios da arte suave
O Jiu-Jítsu infantil fortalece as habilidades físicas e a coordenação motora, bem como o psicológico das crianças. A prática aumenta a concentração e raciocínio, além de proporcionar maior equilíbrio emocional, trazendo mais autoestima, resiliência, paciência, tranquilidade e disciplina.
É uma experiência única que refletirá positivamente na vida dos pequenos e em suas relações interpessoais, já que eles aprendem a ter um respeito e cuidado mútuo com seu professor e colegas.
Kimonos, faixas e diversão!
Tanto no Jiu-Jítsu quanto no Judô, um sistema de faixas é utilizado para diferenciar o grau de conhecimento e habilidades que o praticante do esporte já possui. No entanto, a ordem e as cores das faixas podem sofrer alterações de acordo com a localidade da prática.
No Brasil o Judô segue um sistema de 10 cores de faixas: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, rosa, marrom, preta e coral (vermelha e branca).
Já no Jiu-Jítsu, a ordem das faixas varia nas categorias infantil e adulto. Na modalidade infantil, não há tempo mínimo de permanência em cada faixa e as cores são: branca, cinza, amarela, laranja e verde. Já na prática adulta as faixas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e vermelha.
O sistema de faixas e de graus fazem com que a criança que pratica artes marciais se mantenha mais facilmente motivada durante o processo, já que as graduações ocorrem em uma frequência maior que as de um adulto e não há tempo mínimo de permanência em cada estágio.
Quanto à vestimenta, tanto o Jiu-Jítsu quanto o Judô utilizam kimonos, porém o kimono do Judô geralmente é mais largo e não recomendado para os praticantes do Jiu-Jítsu, já que facilita a pegada e a queda na hora da luta. Logo, é importante adquirir o kimono adequado para cada modalidade e, independente da escolha, se preparar para muito aprendizado e diversão!
A AQUASPORT oferece aulas de Judô e de Jiu-Jítsu para crianças a partir de 4 anos. O Judô é ministrada pelo sensei Marcelo Bolognesi, na Vila Madalena, e o Jiu-Jítsu pelo campeão Eduardo Rodrigues, na Vila Mariana.
As artes marciais oferecem benefícios dentro e fora do tatame, então venha comprovar de perto: traga seus filhos para uma aula experimental!
Rua Girassol, 675 Tel. 1138139173 WhatsApp 11-989784419
Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 308 Tel. 59046000 WhatsApp 11-947703038