Natação infantil e a segurança dos pequenos

0Shares

O início do ano é ótimo para descansar e curtir com a família, ainda mais com as crianças de férias, e o verão aí, proporcionando dias ensolarados.  No entanto, este é um período no qual os pequenos precisam de supervisão em dobro e outras medidas pelos adultos, que os mantenham em segurança.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 17 pessoas morrem afogadas diariamente, sendo que três entre elas são crianças e a cada dois dias são constatados o óbito de uma criança em casa por causa de água, principalmente na piscina. 

Afogamento é a segunda causa que mais mata no Brasil crianças de 1 a 4 anos, a terceira entre 5 a 14 anos e a quarta  em adolescentes de 15 a 19 anos de idade.

O pior é que, geralmente, os afogamentos são silenciosos e acontecem em questão de segundos e por isso é tão preocupante. Confira algumas medidas que são fundamentais para que acidentes ou sustos maiores não aconteçam na praia, em casa, locais públicos, entre outros.

Praia

Locais como a praia, de fato requerem mais atenção e precaução dos pais, pois além de serem ambientes abertos e muito movimentados, estão sujeitos a mudanças repentinas.  A maré pode subir, o mar pode se agitar ou o volume de ondas pode aumentar do nada.

Neste cenário, as crianças devem estar com bóias ou coletes salva vidas, sempre acompanhadas por adultos atentos e responsáveis e, os mesmos, respeitando as placas que sinalizam perigo.

Em outros locais como rios, lagos, represa, etc., que possuem suas particularidades, é bom antes analisá-los com mais detalhe e verificar quais são as boas práticas de segurança.

Locais públicos

 Em lugares como, por exemplo, clubes, é bom verificar se há um profissional capacitado (salva vidas) monitorando os acessos a piscinas e brinquedos aquáticos e se há um posto de atendimento ou equipe de pronto socorro próximo em casos de necessidade.

Em casa

 Não deixe as crianças sozinhas no banheiro, dentro ou perto da banheira, coloque trava na tampa de vaso sanitário. Nas áreas externas, como o quintal, bloqueie acesso a tanques, baldes e bacias.  Cerque poços, fossas e outros locais que armazenem água.

Se tiver piscina em casa, é necessário colocar uma grade contornando todos os lados com pelo menos 1,5 m de altura, cubrí-la quando não estiver usando e colocar antiderrapantes no entorno.

Independente de onde se esteja, tendo água e crianças na área, não beba ou se distraia conversando e mexendo no celular, o foco precisa ser nelas!

Natação infantil

 Quanto mais cedo você ensinar as crianças a nadar, melhor. Nas aulas de natação elas aprenderão a parte de sustentação, respiração, ganharão mais fôlego e resistência. Além disso, a natação é um esporte completo que trabalha todo o corpo e oferece diversos benefícios à saúde.

É uma atividade que: previne e combate doenças, estimula o tônus muscular e as articulações, desenvolve as habilidades motoras e neuromotoras, melhora o sono, trás mais agilidade, percepção visual e auditiva, noção de tempo espaço, entre outros benefícios.

O melhor de tudo é que a natação infantil começa com bebês de 6 meses,  já que nessa fase a formação do seu ouvido está avançada e o pequeno está imunizado a uma quantidade suficiente de agentes infecciosos.

Também age como um facilitador da interação da criança com as demais, trará mais autoconfiança e autonomia. Ajuda a desenvolver aspectos sociais como liderança, , respeito ao próximo, participação, companheirismo, solidariedade, cooperação, empatia e cria laços estreitos de amizade.

Na AQUASPORT temos um programa de natação infantil que trabalha diferentes necessidades e etapas de aprendizagem dos nossos campeões, desde a adaptação total ao meio líquido, controle respiratório até o aprimoramento das técnicas do medley com saídas e viradas, trabalho de condicionamento físico e estilos competitivos.

Traga já seu filho para conhecer e fazer uma aula experimental!

Fontes:

https://drkalil.blogosfera.uol.com.br/2019/12/16/a-cada-dois-dias-uma-crianca-morre-afogada-em-casa-previna-o-problema/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.